Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O socialismo é a Ordem Unida? - Marion G Romney





Discurso proferido pelo Presidente Marion G Romney na Conferência Geral de abril de 1966.



O que darei a vocês agora é uma declaração que preparei em resposta a pergunta, "o socialismo é a Ordem Unida?" Alguns de vocês já devem ter ouvido isto. É a primeira vez que eu tento dar um discurso pela segunda vez. Minha desculpa é que os irmãos me pediram para dar esse discurso aqui hoje à noite. 

Eu suponho que a melhor maneira para iniciar uma comparação entre o socialismo e a Ordem Unida é com uma definição dos termos. Webster define o socialismo como:

Definição do socialismo


"Uma teoria política e econômica de organização pessoal baseada na propriedade coletiva ou governamental e na administração democrática dos meios essenciais para a produção e distribuição de riquezas; também, a política ou prática baseada nessa teoria." (Webster’s New International Dictionary, 2nd ed. unabridged, 1951.)

George Bernard Shaw, um notável Socialista Fabiano, disse que:

"Socialismo, reduzido a suas mais simples expressões legais e práticas, significa o completo descarte da instituição da propriedade privada ao transformá-la em propriedade pública e a divisão da renda resultante de forma igualitária e indiscriminada entre toda a população." (Enciclopédia Britânica, 1946, Vol. 20, p. 895.)

George Dougles Howard Cole, notável autor e pesquisador universitário em Economia na Oxford, que versou sobre o socialismo para a Enciclopédia Britânica, disse que por causa do sentido inconstante no qual a palavra tem sido usada, "uma breve e compreensiva definição é impossível. Podemos apenas dizer," ele conclui, "que socialismo é essencialmente uma doutrina e um movimento visando a organização coletiva da comunidade no interesse da massa do povo por meio da propriedade comum e do controle coletivo dos meios de produção e permuta." (Ibid., p. 888.)

O socialismo surgiu "fora da divisão econômica da sociedade." Durante o século XIX seu crescimento foi acelerado como um protesto contra "as péssimas condições prevalecentes nas oficinas e fábricas e o espírito anticristão do sistema industrial em difusão."

[Continue lendo]


Comunismo, o ponto de partida

O "Manifesto Comunista", elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels para a Liga dos Comunistas em 1848, é geralmente considerado como o ponto de partida para o socialismo moderno. (Ibid., p. 890.)

A distinção entre socialismo, como representado por vários socialistas e partidos trabalhistas da Europa e do Novo Mundo, e comunismo, como representado pelos russos, é mais de táticas e de estratégia do que de objetivo. O comunismo é de fato apenas socialismo buscado por meios revolucionários e fazendo de seus métodos revolucionários um cânone de fé. Os comunistas, como outros socialistas, (1) acreditam no controle e propriedade coletiva dos meios vitais de produção e (2) procuram alcançar, por meio da ação do Estado, o controle coordenado das forças econômicas da sociedade. Eles (os comunistas) diferem de outros socialistas ao acreditar que esse controle pode ser garantido, e seu uso no interesse dos trabalhadores assegurado, apenas pela ação revolucionária, levando à ditadura do proletariado e à criação de um novo Estado proletário como instrumento de mudança. (Ibid.)

O socialismo alemão

Um grande abismo entre o chamado socialismo ortodoxo e o socialismo comunista ocorreu em 1875 quando o Partido Social Democrático Alemão definiu seu objetivo de ganhar poder tomando o controle do Estado burguês, em vez de derrubá-lo. Com efeito, o Partido Social Democrático Alemão tornou-se um partido parlamentarista, visando assumir o poder político por meios constitucionais.

Sociedade Fabiana

Em 1883 um pequeno grupo de intelectuais fundaram na Inglaterra a Sociedade Fabiana, que tem sido a principal influência no desenvolvimento do moderno socialismo ortodoxo. O fabianismo defende "o conceito evolucionário de socialismo [...] esforçando-se por reformas progressivas e a nacionalização das indústrias, para tornar o Estado existente em um "Estado de bem-estar." 

Algo na ordem da social democracia alemã fabiana visa "permear os partidos existentes com ideias socialistas em vez de criar um partido definitivamente socialista." Eles apelam "ao eleitorado não como revolucionários, mas como reformadores constitucionais procurando uma transformação pacífica do sistema." (Ibid.)

Formas e políticas do socialismo

As diferenças em formas e políticas do socialismo ocorre principalmente na maneira pela qual eles procuram implementar suas teorias.

Todos eles defendem:

1. Que a propriedade privada dos meios vitais de produção seja abolida e que todas as propriedades semelhantes "passem por alguma forma de controle público coordenado;"

2. Que o poder do Estado seja utilizado para alcançar seus objetivos;

3. "Que, com a mudança no controle da indústria, haverá uma mudança nos motivos que movem o sistema industrial[...]" (Ibid.) 

O suficiente agora para a definição do socialismo. E dei a vocês essas declarações nas palavras de socialistas e estudiosos, não em minhas palavras, para que assim eles tivessem a oportunidade de serem ouvidos.  

A Ordem Unida

Agora, quanto a Ordem Unida, e aqui eu darei as palavras do Senhor e não minhas palavras. A Ordem Unida, o programa do Senhor para eliminar as desigualdades entre os homens, é baseado sobre o fundamental conceito de que a Terra, e tudo que existe nela, pertencem ao Senhor e que os homens possuem os bens terrenos como mordomos responsáveis perante Deus.

Em 2 de janeiro de 1831, o Senhor revelou ao Profeta Joseph Smith que a Igreja estava sob a obrigação de cuidar dos pobres (ver D&C 38). Mais tarde Ele disse:

"Eu, o Senhor, estendi os céus e formei a Terra, [...] e todas as coisas que neles há são minhas.

E é meu propósito suprir a meus santos, pois todas as coisas são minhas.

Mas é necessário que seja feito a meu modo [...]."
(D&C 104:14–16.)

Consagração e propriedade

Em 9 de fevereiro de 1831, o Senhor revelou ao Profeta qual era seu modo. (ver D&C 42) Em seu modo há dois princípios fundamentais: (1) consagração e (2) propriedade.

Para entrar a Ordem Unida, quando ela estava sendo tentada, alguém consagrava todas as suas possessões à Igreja por um "convênio e uma promessa" que não poderiam ser violados. (ver D&C 42:30) Que era, que ele se desfaria completamente de todas de suas propriedades, transmitindo-as à Igreja.

Tendo assim voluntariamente se despojado da posse de toda sua propriedade, o consagrador recebe da Igreja uma mordomia por uma transferência. Essa mordomia pode ser mais ou menos do que sua consagração original, sendo o objetivo tornar cada homem igual "de acordo com sua família e de acordo com suas condições e suas carências e necessidades." (D&C 51:3)

Esse procedimento preservava em cada homem o direito à suas posses privadas e à administração de sua propriedade. À sua própria escolha ele poderia alienar, manter e explorar e a transmitir para seus herdeiros.

A intenção, no entanto, era que ele só produzisse o suficiente para manter sua vida e a de seus dependentes. Enquanto ele permanecesse na Ordem, ele consagrava à Igreja o excedente produzido acima das necessidades e desejos de sua família. Esse excedente ia para um armazém a partir do qual mordomias foram dadas e as necessidades do pobre foram supridas.

Esses princípios divinos eram muito simples e fáceis de serem entendidos. Uma comparação deles com os princípios fundamentais do socialismo revelam similaridades e diferenças básicas.

Comparação e contraste: 

similaridades

As seguintes são similaridades:

Ambos...

(1) tratavam de produção e distribuição de bens;

(2) objetivavam promover o bem-estar do homem pela eliminação de suas desigualdades econômicas;

(3) previam a eliminação de motivos egoístas em nosso sistema industrial capitalista privado.

Diferenças

Agora as diferenças:

(1) A pedra angular da Ordem Unida é crer em Deus e aceitá-lo como Senhor da Terra e o autor da Ordem Unida.

O socialismo, totalmente materialista, é fundado na sabedoria dos homens e não na de Deus. Embora nem todos os socialistas sejam ateístas, nenhum deles, em teoria e prática, procuram o Senhor para estabelecer sua justiça.

(2) A Ordem Unida é implementada pelas ações voluntárias dos homens, evidenciadas pela consagração de toda sua propriedade para a Igreja de Deus.

Uma vez o Profeta Joseph respondeu uma pergunta feita pelos irmãos sobre as inventários que eles estavam fazendo. Sua resposta foi para fazer efeito, "Vocês não precisam se preocupar sobre os inventários. A menos que um homem esteja disposto a consagrar tudo o que ele tem, ele não entra na Ordem Unida." (Documentary History of the Church, Vol. 7, pp. 412-13.) Em contrapartida, o socialismo é implementado por meio de força externa, o poder do Estado.

(3) Em harmonia com as crenças da Igreja, conforme estabelecida em Doutrina e Convênios, "que nenhum governo pode existir em paz a não ser que tais leis sejam feitas e mantidas invioladas, de modo a garantir a todo indivíduo o livre exercício de consciência, o direito e domínio de propriedade" (D&C 134:2), a Ordem Unida é dirigida sob  
o princípio da propriedade privada e da gestão individual.

O arbítrio concedido por Deus preservado na Ordem Unida

Assim, tanto na implementação, posse e gestão da propriedade, a Ordem Unida preserva ao homem seu arbítrio concedido por Deus, enquanto o socialismo o priva dele.

(4) A Ordem Unida é apolítica.

O socialismo é político, em teoria e prática. Ele é assim exposto e eivado da corrupção que assola e, por fim, destrói todos os governos que tentam limitar o arbítrio do homem.

(5) Um povo reto é um pré-requisito para a Ordem Unida.

O socialismo alega que ele é um sistema que eliminará os males do lucro.

A Ordem Unida exalta os pobres e torna os ricos humildes. No processo ambos são santificados. Os pobres, libertados do cativeiro e das limitações humilhantes da pobreza, são capazes, como homens livres, de erguerem-se a seu pleno potencial, tanto física como espiritualmente. Os ricos, ao consagrar e transmitir seu excedente para o benefício dos pobres, não por constrangimento mas prontamente, como um ato de livre vontade, mostram a caridade por seus semelhantes descrita por Mórmon como "o puro amor de Cristo." (Morôni 7:47)

O socialismo não é a Ordem Unida

Não, irmãos, o socialismo não é a Ordem Unida. Contudo, não obstante minha aversão por ele, estou convencido de que o socialismo é a onda do presente e de um futuro previsível. Ele já assumiu ou está disputando o controle na maioria das nações.

"No final do ano [1964] partidos afiliados a Internacional [Socialista] estavam no controle dos governos da Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega, Suécia, Israel e a República de Madagascar. Eles tinham representantes em gabinetes de coalizão na Áustria, Bélgica, Islândia, Itália, Luxemburgo e Suíça, constituíam a principal oposição na França, Índia, Japão, Holanda, Nova Zelândia e Alemanha Ocidental; e eram forças políticas significativas em numerosos outros países. Muitos partidos dominantes em governos na África, Ásia e América Latina anunciaram que seus objetivos eram uma sociedade socialista." (Encyclopedia Britannica, 1965 Livro do Ano, p. 736.)

Os Estados Unidos adotaram muito do socialismo

Nós, aqui nos Estados Unidos, ao convertermos nosso governo em um estado de bem estar social, temos adotados muito do socialismo. Especificamente, temos um alarmante grau de adoção do uso do poder do Estado no controle e distribuição dos frutos da indústria. Nós estamos sob alerta, de acordo com as palavras do Presidente, pois ele é citado dizendo:

"Nós estamos tomando todo o dinheiro que achamos que está sendo gasto desnecessariamente e tomando-o dos que 'têm' e dando-o aos que 'não têm.'" (1964 Congressional Record, p. 6142, Remarks of the President to a Group of Leaders of Organizations of Senior Citizens in the Fish Room, March 24, 1964.)

O socialismo toma, a Ordem Unida dá

Esse é o espírito do socialismo: Nós vamos tomar. O espírito da Ordem Unida é: Nós lhe daremos.

Nós também temos percorrido um longo caminho na estrada para a propriedade e gestão pública dos meios vitais de produção. Em ambas dessas áreas o livre arbítrio do povo dos Estados Unidos tem sido fortemente reduzido. Alguns argumentam que temos entregado voluntariamente esse poder ao governo. Seja como for, o fato é que a perda da liberdade com o consentimento do escravo, ou mesmo a seu pedido, é, não obstante, escravidão.

Quanto aos frutos do socialismo, todos nós temos nossa própria opinião.  Eu mesmo tenho visto seu crescimento em nosso próprio país e o observado em operação em outras terras. Mas ainda espero ver ou ouvir que ele libertou o coração dos homens do egoísmo e da ganância ou que ele trouxe paz, prosperidade e liberdade. Essas coisas ele nunca trará, nem vai acabar com a ociosidade ou promover "industriosidade, frugalidade e autorrespeito," pois ele é baseado, em teoria e prática, sobre a força, o princípio do maligno.

Como frutos da Ordem Unida eu sugiro que leiam Moisés 7:16-18 e 4º Néfi 2-3, 15-16. Se nós tivéssemos tempo poderíamos rever a história, o pouco que sabemos, da Sião nos dias de Enoque e sobre o que aconteceu entre os nefitas sob os princípios da Ordem Unida nos primeiros dois séculos após a época do Salvador. 

O que podemos fazer?

Agora, o que podemos fazer sobre isso?

Como recentemente recordou minha esposa da moratória sobre a Ordem Unida, que o Senhor pôs em 1834 (D & C 105: 34), e que o socialismo está assumindo o controle das nações e que seus objetivos expressos certamente falharão, ela espirituosamente me fez a pergunta: "Bem, então, o que você sugere, que nós cruzemos os braços em desespero e não façamos nada?" Talvez uma pergunta semelhante tenho ocorrido a vocês. A resposta é, "Não, de forma alguma!" Temos muito a fazer, e felizmente para nós, o Senhor tem definitivamente determinado o curso que devemos seguir a respeito do socialismo e da Ordem Unida.

Uma constituição inspirada por Deus

Ele tem nos dito que, em preparação para a restauração do evangelho, ele mesmo estabeleceu a Constituição dos Estados Unidos, e ele tem nos dito claramente o motivo dele a ter estabelecido. Espero poder esclarecer esse ponto para vocês. Ele disse que Ele estabeleceu a Constituição para preservar para o homem o seu livre arbítrio, porque todo o evangelho de Jesus Cristo pressupõe o exercício desimpedido do livre arbítrio dos homens. O homem está na Terra para ser testado. A questão de saber se ele será bem sucedido ou não será determinada por como ele usa seu arbítrio. Todo o seu futuro, por toda a eternidade, está em jogo. Reduza o arbítrio do homem, e todo o propósito de sua mortalidade será frustada. Sem ele, o Senhor diz, não há existência. (ver D&C 93:30) O Senhor valoriza tanto nosso arbítrio que ele projetou e ditou "as leis e constituição" requeridas para garanti-lo. Isso Ele explicou na revelação na qual Ele instruiu o Profeta Joseph Smith a apelar por ajuda. 

Princípios justos e sagrados

"De acordo com as leis e constituição do povo, que permiti fossem estabelecidas e que devem ser mantidas para os direitos e a proteção de toda carne, segundo princípios justos e santos;

Para que todo homem aja, em doutrina e princípio relativos ao futuro, de acordo com o arbítrio moral que lhe dei, para que todo homem seja responsável por seus próprios pecados no dia do juízo.

E com este propósito estabeleci a Constituição deste país, pelas mãos de homens prudentes que levantei para este propósito." (D&C 101:77–78, 80.)

Apoiar a lei constitucional

Previamente Ele havia dito:

"E agora, em verdade vos digo com respeito às leis do país: É minha vontade que meu povo procure fazer todas as coisas que eu lhe mandar.

E a lei do país, que for constitucional, que apoiar o princípio da liberdade na observância de direitos e privilégios, pertencerá a toda humanidade e será justificável perante mim.

Portanto eu, o Senhor, vos justifico, vós e vossos irmãos de minha igreja, no apoio a lei que é a lei constitucional do país [o teste de sua constitucionalidade nas palavras do Senhor aqui é se ela preserva o arbítrio do homem];

E quanto às leis dos homens, o que for mais ou menos do que isso provém do mal.

Eu, o Senhor Deus, liberto-vos; portanto sois verdadeiramente livres. E a lei também vos liberta.

Mas quando os iníquos governam, o povo pranteia."
(D&C 98:4-9)

Justamente nesse ponto, como se ele estivesse nos advertindo sobre o que está acontecendo em nossos dias, o Senhor diz: "Mas quando os iníquos governam, o povo pranteia." Então, para que soubéssemos com certeza o que deveríamos fazer sobre o assunto, ele conclui: "Deve-se, portanto, procurar diligentemente homens honestos e homens prudentes; e homens bons e homens prudentes devereis apoiar; [...]"

Em seu contexto, essa instrução, de acordo com minha interpretação, pode significar somente que devemos procurar diligentemente e apoiar homens para nos representar no governo que sejam "prudentes" o suficiente para entender a liberdade, como provida pela Constituição e como implementada pela Ordem Unida, e que sejam honestos o suficiente e bons o suficientes para lutar para preservá-la. 

"[...] sob nenhum governo no mundo poderia a Igreja ter sido estabelecida," disse o Presidente J. Reuben Clark Jr., e ele continuou:

"[...] se quisermos viver com uma Igreja, e progredir, e ter o direito de adorar como estamos adorando aqui agora, nós precisamos ter as grandes garantias que são estabelecidas por nossa Constituição. Não há outro meio pelo qual possamos assegurar essas garantias." (Conference Report, October 1942, pp. 58-59.)

Agora, não esquecendo nosso dever de evitar o socialismo e apoiar os princípios justos e santos da Constituição, como dirigidos pelo Senhor, vou concluir estas observações com alguns comentários a respeito do que devemos fazer em relação a Ordem Unida.

O que fazer em relação a Ordem Unida

As palavras finais do Senhor ao suspender a ordem foram: "E que os mandamentos que dei com respeito a Sião e sua lei sejam executados e cumpridos após sua redenção." (D&C 105:34)

A continuidade da execução da ordem deve, portanto, esperar a redenção de Sião. Aqui Sião significa o Condado de Jakson, Missouri. Quando Sião estiver redimida, como certamente ocorrerá, ela será redimida sob um governo e por um povo que estará observando estritamente os princípios "justos e santos" da Constituição que estão de acordo com o arbítrio moral dado por Deus aos homens, incluindo o direito a propriedade privada. Se, no entanto, o socialismo tomar o controle dos EUA, ele terá que ser desalojado, se necessário, pelo poder de Deus, porque a Ordem Unida nunca poderá funcionar sob o socialismo ou sob o "estado de bem estar social," pela boa e suficiente razão de que os princípios sob os quais o socialismo e a Ordem Unida são concebidos e operados são mutuamente hostis. 

Nesse ínterim, enquanto aguardamos a redenção de Sião e da Terra, e o estabelecimento da Ordem Unida, nós, como portadores do sacerdócio devemos viver estritamente sob os princípios da Ordem Unida como incorporados nas práticas atuais da Igreja, tais como a oferta de jejum, o dízimo e as atividades de bem-estar. Por meio dessas práticas, nós podemos, como indivíduos, se tivermos o desejo de assim fazer, implementar em nossas próprias vidas todos os princípios básicos da Ordem Unida.

Como vocês devem relembrar, os princípios fundamentais da Ordem Unida são consagração e mordomia e, em seguida, a contribuição dos excedentes para o armazém do Bispo. Quando a lei do dízimo foi instituída, quatro anos depois que o experimento da Ordem Unida foi suspendido, o Senhor requereu que o povo entregasse "todos os seus bens excedentes... nas mãos do Bispo" (D&C 119:1); depois disso eles deveriam pagar "a décima parte de toda a sua renda anual [...]" (D&C 119:4). Essa lei, ainda em vigor, implementa a um grau, pelo menos, o princípio da Ordem Unida de mordomia, pois deixa nas mãos de cada pessoa a posse e a administração da propriedade a partir da qual ele produz o necessário para si e sua família. Além disso, para usar novamente as palavras do Presidente Clark:

"[...] em vez de resíduos e excedentes que foram acumulados e construídos sob a Ordem Unida, nós, hoje, temos nossas ofertas de jejum, nossas doações de bem-estar e nossos dízimos, todos os quais podem ser utilizados para o cuidado dos pobres, assim como para apoiar as atividades e negócios da Igreja.

O que nos proíbe de dar tanta oferta de jejum como daríamos de excedentes sob a Ordem Unida? Nada além de nossas próprias limitações.

Além disso, tivemos sob a Ordem Unida um armazém do Bispo no qual eram coletadas os materiais necessários para suprir as necessidades e desejos dos pobres. Temos um armazém do Bispo sob o Plano de Bem-Estar usado para o mesmo propósito.

Nós temos agora o Plano de Bem-Estar em toda a Igreja, [...] fazendas de bem-estar [...] cultivadas em benefício dos pobres.

Assim [...] em muitos de seus elementos, temos, no Plano de Bem-Estar, [...] os grandes fundamentos da Ordem Unida. Ademais, tendo em mente a assistência que tem sido oferecida de tempos em tempos  [...] para ajudar estabelecer em negócios e na agricultura, temos um plano que não é essencialmente diferente do que era a Ordem Unida quando os pobres recebiam porções do fundo comum.

Está assim aparente que, quando os princípios do dízimo e do jejum forem apropriadamente observados e o Plano de Bem-Estar estiver plenamente desenvolvido e em completa operação, 'não vamos estar tão distantes de realizar os grandes fundamentos da Ordem Unida.'" (Conference Report, October 1942, pp. 51-58.)

A única limitação em você e em mim está dentro de nós mesmo. 

Uma oração

E agora, alinhado a essas observações, por três coisas eu oro:

1. Que o Senhor, de alguma forma, acelere nossa compreensão das diferenças entre o socialismo e a Ordem Unida e nos dê uma viva consciência da terrível calamidade dessas diferenças. 

2. Que nós desenvolvamos o entendimento, o desejo e a coragem nascida do Espírito, para nos afastarmos do socialismo e para apoiarmos e sustermos, da maneira revelada e como interpretada pelo Senhor, aqueles princípios justos e santos incorporados na Constituição dos Estados Unidos para a proteção de toda a carne, em exercício de seu arbítrio concedido por Deus;

3. Que, pela fiel observância do princípio do dízimo, do jejum e do programa de bem-estar, preparemos a nós mesmo para a redenção de Sião e, por fim, viver a Ordem Unida, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Tradução: João Henrique Pereira

5 comentários:

  1. Não entendi muito bem, você tinha que por exemplo consagrar sua casa,carro etc para a igreja mas o texto diz que a propriedade privada era respeitada, como assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, a propriedade era respeitada ao menos de duas formas. Primeiro, a consagração era voluntária, diferente do socialismo onde os bens são confiscados pelo Estado, na Ordem Unida eles eram doados voluntariamente pelos membros. A Igreja não possuía nem nunca desejou possuir um poder coercitivo para forçar a conduta de quem quer que seja. Segundo, a parte que o consagrador recebia ou retinha para o sustento de sua família era sua propriedade particular e ele poderia fazer o que bem quisesse com ela.

      Excluir
    2. Resumindo: ninguém era forçado a entrar na Ordem Unida e podia dispor de sua propriedade remanescente como bem entendesse.

      Excluir
  2. Oi João, muito obrigado pela resposta até aqui,só quero entender mesmo, desculpa, então, eu doaria tudo para a igreja, meu salário inclusive, ela me devolveria um valor estipulado por ela que poderia ser maior ou menos do que a minha contribuição e eu poderia fazer o que quisesse com ela. No comunismo eu não teria propriedade (mesma coisa) trabalharia para o estado que me pagaria um salário (podendo ser mais ou menos do que deveria de acordo com minha função) e no final faria o que quisesse. A diferença então estaria apenas no fato de ser voluntário correto? Sou membro, tenho recomendação e não estou fazendo uma pergunta capciosa, é que na pratica não estou conseguindo ver diferença nenhuma sendo bem sincero, além de fazer de forma voluntária, claro. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. No comunismo tudo é do estado que tira de você e não te devolve e te escraviza, o poder absoluto é o estado e isso não deixa de ser materialista e no comando está o homem natural em si.
    Diferentemente, a ordem unida ela é espiritual e quem está no comando é o senhor dos céus e da terra e onde a liberdade está acima de tudo, liberdade de querer entrar na ordem e/ou sair dela , e caso queira sair não perderá seus bens conseguidos pelo seu próprio suor.

    Enfim, o texto está bem claro e para o membro da igreja basta apenas refletir a respeito e seguir o espírito do bem estar individual e coletivo como sempre foi pregado ,e, não havendo a necessidade portanto de seguir a outras doutrinas dos homens.
    Meu comentário é apenas para ilustrar que seguir os princípios da restauração do evangelho que é espiritual é o fundamental , enfim, melhor optar por uma doutrina dos céus , mesmo que hajam boas doutrinas na sociedade dos homens, pois, a dos céus assegura a verdadeira liberdade em todos os sentidos.

    ResponderExcluir