Páginas

sábado, 28 de maio de 2016

Em defesa da família: os últimos ensinamentos do Élder Perry sobre a importância da família



Esse é o primeiro de uma série de quatro artigos do blog O Estandarte sobre a defesa dos valores familiares. 

Por João Henrique Pereira

Há um ano atras, o Élder L Tom Perry, que servia no Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desde 1974, faleceu devido a um câncer na tireoide ter se espalhado agressivamente para outros órgãos de seu corpo. Três dia antes de sua morte, ele recebeu a visita dos élderes Oaks e Ballard; na ocasião, o apóstolo expressou a seus companheiros de quórum sua preocupação com a crise moral de nossa época, ele afirmou: "Eu me preocupo muito com o que está acontecendo no mundo. Como foi que nos envolvemos nessa confusão em que os padrões morais mundiais estão decaindo, ao mesmo tempo em que temos populações no mundo inteiro que estão sofrendo? Perdemos nossas boas e fortes crenças cristãs. Essa é realmente uma época difícil". Ele então acrescentou uma perspectiva otimista, "Mas temos muitas pessoas excelentes e talentosas na Igreja para nos ajudar, esses jovens que estão chegando, eu simplesmente os amo, eles são muito fortes".

Essa preocupação com a decadência dos padrões morais foi uma parte constante nos discursos do Élder Perry ao longo dos últimos anos. Em boa parte deles sua voz foi ouvida em defesa da vida familiar como Deus estabeleceu em seu evangelho: uma estrutura formada pelo casamente entre um homem e uma mulher, abençoada com a chegada dos filhos e edificada sobre os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo.

No vídeo abaixo, selecionamos trechos dos discursos "Porque a família é importante - em todos os lugares do mundo", "Encontrar paz duradoura e edificar uma família eterna" e "Tornar-se bons pais". Em seguida, o leitor poderá acompanhar citações desses e de outros dos últimos pronunciamentos do Élder Perry sobre os valores da família. Neles, o apóstolo expõe a posição da Igreja sobre importantes questões que envolvem o padrão familiar revelado, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a educação dos filhos e a participação dos membros em atividades cívicas em defesa dos valores familiares. 



1. POR QUE O CASAMENTO E A FAMÍLIA SÃO IMPORTANTES - EM TODOS OS LUGARES DO MUNDO (ABRIL/2015)


A defesa da família é uma causa que une indivíduos e grupos de diversas formações.


"[...] Observei que, quando várias religiões, denominações e crenças estão unidas quanto ao casamento e à família, elas também estão unidas quanto aos valores, à lealdade e ao comprometimento que naturalmente são associados à unidade familiar."


"Foi extraordinário ver como o casamento e as prioridades voltadas à família ultrapassam e substituem quaisquer diferenças políticas, econômicas ou religiosas. Quando se trata do amor ao cônjuge, das expectativas, das preocupações e dos ideais para os filhos, somos todos iguais."

"Ninguém jamais sugeriu uma forma mais eficiente de criar a próxima geração do que por meio de uma família, composta de pais casados e filhos."

"Pesquisas de opinião pública mostram que o casamento ainda é o ideal e é o que espera a maioria em todas as faixas etárias — mesmo entre a geração do milênio, em que muito ouvimos falar sobre as escolhas de permanecer solteiro, da liberdade pessoal e da coabitação em vez do casamento. O fato é que a grande maioria no mundo todo ainda quer ter filhos e criar famílias fortes."

"Uma vez que somos casados e temos filhos, a verdadeira semelhança entre toda a humanidade se torna ainda mais evidente. Como 'pessoas de família' — não importa onde vivamos ou quais sejam nossas crenças religiosas —, vivenciamos muitas das mesmas dificuldades, ajustes, expectativas e ideais para nossos filhos."

Os meios de comunicação não refletem os valores familiares da maioria.


"O problema é que os muitos meios de comunicação e entretenimento que o mundo oferece não refletem as prioridades e os valores da maioria. Seja qual for a razão, grande parte da televisão, dos filmes, da música e da Internet apresenta um clássico caso da minoria se passando pela maioria."

"A imoralidade e a amoralidade, da violência explícita ao sexo por diversão, são retratadas como regras e podem fazer com que aqueles que têm valores populares sintam que somos ultrapassados ou de outra era. Em um mundo dominado pela mídia e pela Internet, nunca foi tão difícil criar filhos responsáveis e manter casamentos e famílias unidas."

"A despeito do que grande parte da mídia e dos meios de entretenimentos possam sugerir e apesar do real declínio quanto à orientação conjugal e familiar de alguns, a grande maioria da humanidade ainda acredita que o casamento deve ser entre um homem e uma mulher. Eles acreditam na fidelidade dentro do casamento e acreditam nos votos matrimoniais 'na saúde e na doença' e 'até que a morte os separe'."

O evangelho restaurado nos dá razões ainda mais profundas para defender a instituição da família.


"Toda a teologia de nosso evangelho restaurado se concentra na família e no novo e eterno convênio do casamento."

"Cremos que os laços familiares e do matrimônio podem continuar além desta vida — que os casamentos realizados por aqueles que possuem a devida autoridade em Seus templos continuarão a ser válidos no mundo vindouro. Nossas cerimônias de casamento eliminam as palavras 'até que a morte os separe' e, em vez disso, mencionam 'para esta vida e por toda a eternidade'.

Também cremos que famílias tradicionais fortes não são apenas a unidade básica de uma sociedade, uma economia e uma cultura de valores estáveis, mas que também são as unidades básicas da eternidade e do reino e governo de Deus.

Cremos que a organização e o governo do céu serão edificados em torno de famílias e de seus parentes."

Devemos nos unir a outros para apoiar e fortalecer iniciativas em defesa da família.


"É por causa de nossa crença de que os casamentos e as famílias são eternos que nós, como Igreja, queremos liderar e participar de movimentos em todo o mundo para fortalecê-los. Sabemos que não são apenas os religiosamente ativos que têm valores e prioridades comuns quanto a casamentos duradouros e relacionamentos familiares fortes."

"Como igreja, queremos ajudar em tudo o que pudermos para criar e apoiar famílias e casamentos fortes.

"É por isso que a Igreja lidera e participa ativamente de vários acordos e esforços ecumênicos com o intuito de fortalecer a família. É por isso que compartilhamos nossos valores familiares na mídia e nas redes sociais. É por isso que compartilhamos nossos registros familiares com todas as nações."

"Queremos que nossa voz seja ouvida contra todos os estilos de vida alternativos e falsos que tentam substituir a organização familiar, a qual foi estabelecida pelo próprio Deus. Também queremos que nossa voz seja ouvida em apoio à alegria e satisfação que as famílias tradicionais trazem. Precisamos continuar a elevar essa voz em todo o mundo ao declarar o motivo pelo qual o casamento e a família são e sempre serão importantes."

2. ENCONTRAR PAZ DURADOURA E EDIFICAR UMA FAMÍLIA ETERNA (OUTUBRO/2014)

Tornar o bem tão forte em nosso lar que a influência do mal não exerça nenhuma atração sobre os que vivem nele



"O velho inimigo da humanidade descobriu todos os artifícios que pôde para espalhar o joio em toda parte. Ele descobriu maneiras de penetrar até mesmo na santidade de nosso próprio lar. As coisas iníquas e mundanas se tornaram tão difundidas que realmente não há meio de arrancá-las. Elas chegam pelos fios e pelo ar a todos os aparelhos que criamos para nos educar e divertir. O joio e o trigo cresceram juntos, muito próximos um do outro. O mordomo que administra o campo deve, com todo o seu poder, nutrir o que é bom e torná-lo tão forte e belo a ponto de que o joio não tenha atrativo algum, nem para o olho, nem para o ouvido. Como somos abençoados por ser membros da Igreja do Senhor e por ter o precioso evangelho de nosso Senhor e Salvador como alicerce sobre o qual podemos edificar nossa vida."

"Muitos de nossa sociedade preocupada compreendem que a desintegração da família trará apenas sofrimento e desesperança a este mundo conturbado. Como membros da Igreja, temos a responsabilidade de preservar e de proteger a família como a unidade básica da sociedade e da eternidade. Os profetas advertiram e preveniram a respeito da consequência inevitável e destrutiva da deterioração dos valores familiares."

"É minha firme convicção que nunca houve um período em muitos anos de vida no qual os filhos de nosso Pai Celestial necessitaram mais da orientação de pais fiéis e devotados. Temos um grande e nobre legado de pais que deram quase tudo o que possuíam para encontrar um lugar em que pudessem criar a família com fé e coragem a fim de que a geração seguinte tivesse melhores oportunidades do que eles tiveram. Devemos encontrar dentro de nós esse mesmo espírito determinado e vencer os desafios que enfrentamos com o mesmo espírito de sacrifício. Devemos instilar nas futuras gerações uma confiança ainda mais forte nos ensinamentos de nosso Senhor e Salvador."

A melhor educação que os filhos recebem provém de pais amorosos e fiéis


"Nosso lar deve ser um lugar santo para resistir às pressões do mundo. Lembrem-se de que as maiores de todas as bênçãos do Senhor vêm por meio de famílias justas e são concedidas a elas."

"Devemos continuar a avaliar cuidadosamente nosso desempenho como pais. O ensino mais eficaz que um filho receberá virá de pais e mães preocupados e justos."

O Élder Perry explicou a importância da mãe no ensino dos filhos citando o Presidente Gordon B Hinckley:

"Vejamos em primeiro lugar o papel da mãe. Ouçam esta citação do Presidente Gordon B. Hinckley:

“'As mulheres que transformam uma casa num lar fazem uma contribuição bem maior para a sociedade do que as pessoas que comandam grandes exércitos ou que estão à frente de empresas impressionantes. Quem é capaz de avaliar o preço da influência que uma mãe tem sobre os filhos, que uma avó tem sobre sua posteridade ou que tias e irmãs têm sobre a família?

'[...] As decisões tomadas pelas mulheres desta geração terão consequências eternas. Eu gostaria de lembrar que as mães de hoje não têm oportunidade maior nem desafio mais sério do que o de fazer tudo o que puderem para fortalecer o lar' (Standing for Something: 10 Neglected Virtues That Will Heal Our Hearts and Homes, 2000, p. 152)."

Ele prossegue então falando sobre o papel fundamental do pai:

"Lembrem-se, irmãos, de seu sagrado chamado como pai em Israel — seu mais importante chamado nesta vida e na eternidade — um chamado do qual jamais serão desobrigados."

Ele acrescentou:

"Às vezes nos vemos em situações nas quais temos a oportunidade de ensinar aos filhos uma lição que terá um efeito duradouro na jovem vida deles. [...] Um pai ou uma mãe bem-sucedidos jamais devem estar atarefados demais para captar um momento na vida de um filho no qual uma importante lição possa ser ensinada."

3. TORNAR-SE BONS PAIS (OUTUBRO/2012)


Preservar a cultura da família em uma sociedade em constante mudança


"Com todas as rápidas mudanças que ocorrem a nossa volta, trabalhamos e oramos sinceramente para garantir que os valores do evangelho de Jesus Cristo sejam preservados. Alguns deles já estão sob risco de se perderem. No topo da lista desses valores, sendo, portanto, os principais alvos do adversário, estão a santidade do casamento e a importância central da família. Eles proveem uma âncora e o porto seguro do lar onde cada filho do amoroso Pai Celestial pode ser influenciado para o bem e adquirir valores eternos."

"A cultura é definida como o estilo de vida de um povo. Há uma cultura exclusiva do evangelho, um conjunto de valores, expectativas e práticas que são comuns a todos os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Essa cultura do evangelho, ou estilo de vida, vem do plano de salvação, dos mandamentos de Deus e dos ensinamentos de profetas vivos. Ela é expressa no modo pelo qual criamos nossa família e conduzimos nossa vida pessoal."

"[..]Nossa cultura familiar mais forte será uma proteção para nossos filhos contra 'os ardentes dardos do adversário' (1 Néfi 15:24), que estão embutidos na cultura de seus colegas, na cultura da diversão e das celebridades, na cultura do crédito e do direito ao consumo e na cultura da Internet e da mídia, às quais eles estão constantemente expostos. Uma forte cultura familiar vai ajudar nossos filhos a viver no mundo sem se tornarem 'do mundo' (ver João 15:19)."

"O ataque da iniquidade desferido contra nossos filhos é mais sutil e intenso do que jamais foi. A edificação de uma cultura familiar forte acrescenta outra camada de proteção a nossos filhos, isolando-os das influências mundanas."

Deus confiou aos pais a sagrada responsabilidade de educar os filhos


"As lições ensinadas no lar por bons pais estão se tornando cada vez mais importantes no mundo atual, no qual a influência do adversário é tão difundida. Como sabemos, ele está tentando minar e destruir o próprio alicerce de nossa sociedade: a família. De modo astuto e cuidadosamente camuflado, ele está atacando o comprometimento para com a vida em família no mundo inteiro e debilitando a cultura e os convênios dos fiéis santos dos últimos dias. Os pais precisam decidir com firmeza que o ensino no lar é uma responsabilidade extremamente sagrada e importante. Embora outras instituições, como a igreja e a escola, possam auxiliar os pais a '[educar] a criança no caminho em que deve andar' (Provérbios 22:6), essa responsabilidade, em última análise, cabe aos pais. De acordo com o grande plano de felicidade, aos bons pais é que foram confiados a criação e o desenvolvimento dos filhos do Pai Celestial."

"Creio que é por desígnio divino que o papel da mãe salienta a criação e a educação da geração seguinte. No entanto, é maravilhoso ver marido e mulher que trabalham juntos em real parceria, mesclando sua influência, ambos se comunicando eficazmente sobre os filhos e com os filhos."

4. MÃES ENSINAM SEUS FILHOS EM CASA (ABRIL/2010)


O exemplo de ensino no lar de Nora Sonne Perry (mãe do Élder Perry)


"Ela era uma ótima professora, muito diligente e cuidadosa em sua preparação. Tenho claras lembranças dos dias que antecediam suas aulas. A mesa da sala de jantar ficava coberta de materiais de referência e anotações das aulas que ela preparava. Havia tanto material preparado que, sem dúvida, (...) Havia coisas demais em seu caderno sobre cada tópico para ser ensinado em uma aula, mas o que ela não usava na sala de aula era aproveitado para ensinar aos filhos."

"Creio que posso dizer que, embora minha mãe fosse incrivelmente eficaz como professora das irmãs da Sociedade de Socorro, seus melhores momentos de ensino ocorriam em casa, com os filhos. Evidentemente, isso se devia em grande parte ao maior tempo de que dispunha para ensinar os filhos, em comparação a suas aulas para as irmãs da Sociedade de Socorro; mas também gosto de pensar que ela se preparava com o mesmo afinco, em primeiro lugar, para dar aos filhos um exemplo de serviço diligente na Igreja e, em segundo lugar, porque reconhecia que as coisas que havia aprendido ao preparar suas aulas podiam ser usadas várias vezes para um propósito mais elevado: ensinar os filhos."

Toda mãe deve garantir que o ensino no lar tenha maior influência sobre os filhos do que o ensino fora do lar


"[...] Minha mãe compreendia o valor de ensinar padrões, valores e doutrinas aos filhos, enquanto eles eram jovens. Embora tivesse gratidão pelas pessoas que nos ensinavam fora de casa, seja na escola ou na igreja, ela sabia que aos pais foi confiada a educação dos filhos e que, no final, os pais precisavam garantir que seus filhos aprendessem o que o Pai Celestial desejava que aprendessem. Meus irmãos e eu éramos cuidadosamente sabatinados por minha mãe, depois que aprendíamos algo fora de casa, para garantir que as lições corretas estivessem chegando a nossos ouvidos e moldando nossa mente."

"Às vezes, ao correr da escola para casa, eu costumava achar que as aulas do dia haviam terminado, mas essa ilusão era rapidamente desfeita quando eu via minha mãe junto à porta de casa me esperando. Quando éramos jovens, cada um tinha uma escrivaninha na cozinha onde podíamos continuar a ser ensinados, enquanto ela fazia as tarefas domésticas e preparava o jantar. Ela era uma professora nata e bem mais exigente do que os professores que tínhamos na escola e na igreja."

"As aulas de minha mãe abrangiam tanto lições seculares quanto espirituais. Ela se certificava de que nenhum de nós estivesse ficando para trás nas tarefas escolares, as quais ela frequentemente complementava. Também praticava suas aulas da Sociedade de Socorro conosco. Nós, evidentemente, recebíamos a versão completa encontrada em seus cadernos, e não a versão resumida que devia adequar-se ao tempo de uma única aula."

"Parte de nosso aprendizado no lar também envolvia a memorização de escrituras, inclusive as Regras de Fé e as palavras dos profetas, videntes e reveladores. Minha mãe acreditava que a mente ficaria fraca se não fosse constantemente exercitada. Ela nos ensinava enquanto lavávamos a louça, batíamos a manteiga e a ajudávamos de muitas outras maneiras. Ela não acreditava em deixar que pensamentos ociosos entrassem na mente dos filhos, mesmo quando estávamos engajados em uma ocupação braçal."

"No palco eterno de Deus, geralmente se espera que os pais sejam os atores principais na vida dos filhos."

O ensino no lar é uma camada de proteção para os filhos


"Os tempos são diferentes, mas embora os tempos mudem, o ensino oferecido pelos pais jamais deve ser desvalorizado. Muitas atividades vinculam os valores de uma geração à seguinte, mas talvez a parte mais fundamental dessas atividades seja a de os pais ensinarem os filhos no lar. Isso é particularmente verdadeiro quando consideramos o ensino de valores, de padrões morais e éticos, e de fé."

"O ensino no lar está-se tornando cada vez mais importante no mundo atual, onde a influência do adversário está tão disseminada, e ele dirige seu ataque procurando minar e destruir o próprio alicerce de nossa sociedade, que é a família. Os pais precisam decidir que o ensino no lar é uma responsabilidade extremamente sagrada e importante."

"Os pais precisam trazer luz e verdade para o lar por meio de cada oração familiar, cada sessão de estudo das escrituras, cada noite familiar, cada leitura de livro em voz alta, cada hino e cada refeição feita em família. Eles sabem que a influência de pais justos, conscienciosos, persistentes e que atuam diariamente é uma das forças mais alentadoras e poderosas em favor do bem neste mundo. A saúde de qualquer sociedade, a felicidade de seu povo, sua prosperidade e sua paz, todas essas coisas têm uma raiz comum no ensino dos filhos no lar."

"Vemos tantas dificuldades hoje em dia causadas por influências que distraem e destroem, visando desviar os filhos de Deus! Vemos muitos jovens que carecem das profundas raízes espirituais necessárias para permanecerem firmes na fé quando as tempestades da descrença e do desespero rugem a seu redor. Um número demasiadamente grande dos filhos de nosso Pai Celestial é subjugado pelos desejos mundanos. O massacre que a iniquidade vem causando em meio a nossos filhos é ao mesmo tempo mais sutil e mais ousado que nunca. O ensino do evangelho de Jesus Cristo no lar acrescenta mais uma camada de proteção para nossos filhos contra as influências do mundo."

5. A PATERNIDADE, UM CHAMADO ETERNO (ABRIL/2014)

O mundanismo moderno procura depreciar e ridicularizar o papel do pai no lar


"Ao observarmos atentamente o mundo moderno, torna-se cada vez mais evidente que Satanás está trabalhando para escravizar a alma dos homens. Seu alvo principal é a unidade fundamental da sociedade: a família."

"Nas últimas décadas, Satanás lançou uma vigorosa campanha para depreciar e menosprezar a mais básica e importante de todas as organizações. Seu sucesso está se tornando cada vez mais evidente — diariamente são vistos, relatados e ouvidos tristes fatos referentes ao colapso de muitas unidades familiares. Com a decadência da família, vemos os terríveis efeitos em nossa sociedade — aumento da criminalidade, distúrbios de comportamento, pobreza, abuso de drogas e uma lista que não para de crescer."

"Parece-me que a mira do ataque de Satanás está centralizado nos maridos e pais. Os meios de comunicação atuais, por exemplo, têm sido inexoráveis em seus ataques — ridicularizando e depreciando o marido e o pai no desempenho do papel dado por Deus."

"Satanás, em seu cuidadoso plano para destruir a família, procura depreciar o papel do pai. O aumento da violência, os crimes juvenis, a grande pobreza e insegurança econômica, o mau desempenho de um número cada vez maior de crianças em nossas escolas são uma clara evidência da falta da influência positiva do pai no lar. A família necessita do pai para ancorá-la."

O papel do pai no lar


"Depois que a família tiver sido formada, os papéis do pai incluem os seguintes:

1. O pai é o cabeça da família."

"2. O pai é um professor."

"3. O pai é o provedor do sustento material."

Confira no site da Igreja o discurso do na íntegra onde ele dá explicações adicionais sobre cada uma dessas responsabilidades. O Élder citou o Presidente Joseph F Smith:

"'Não existe autoridade maior nos assuntos referentes à organização da família, especialmente quando essa organização é presidida por um portador do sacerdócio maior. (…) A ordem Patriarcal é de origem divina e continuará por toda esta vida e pela eternidade. Existe, portanto, um motivo especial pelo qual homens, mulheres e crianças devem compreender essa ordem e essa autoridade nas famílias do povo de Deus procurando fazer dela o que Deus deseja que ela seja: Uma qualificação e preparação para a mais elevada exaltação de Seus filhos. No lar, a autoridade presidente está sempre investida no pai, e em todos os assuntos do lar e da família não há nenhuma autoridade que esteja acima dela.'"

6. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA (ABRIL/2005)


Proteger nosso lar contra a influência da mídia


"Precisamos fazer de nosso lar um lugar de refúgio contra a tempestade, que está crescendo em intensidade a nosso redor. Até mesmo se frestas minúsculas ficarem desprotegidas, as influências negativas poderão penetrar nas paredes de nosso lar."

"Esperamos que ao inundarmos a Igreja com a mídia voltada para a família, os membros da Igreja recebam a ajuda e o incentivo para edificar famílias mais sólidas e melhores. Esperamos que isso se transforme em um empenho consciente e seguro na edificação de uma unidade familiar eterna. Uma grande quantidade de materiais da Igreja estarão à sua disposição, para que selecionem idéias úteis. Pelo menos ao vermos assuntos relacionados à família mencionados com tanta freqüência, todos seremos lembrados para que concentremos nossa atenção na mais importante organização que o Senhor estabeleceu aqui na Terra."

O Dia do Senhor e a noite familiar preservam nossa família


Élder Perry sugeriu algumas atividades para serem realizadas no Dia do Senhor:

"A Igreja determinou duas ocasiões especiais para que a família esteja reunida. A primeira é centralizada na observância adequada do Dia do Senhor. Essa é uma ocasião em que participamos das reuniões regulares juntos, estudamos a vida e os ensinamentos do Salvador e dos profetas. Outras atividades dominicais adequadas incluem: (1) escrever no diário pessoal e da família, (2) realizar conselhos familiares, (3) estabelecer e manter organizações familiares para a família imediata e para os parentes, (4) entrevistas pessoais entre pais e filhos, (5) escrever para parentes e missionários, (6) genealogia, (7) visitar parentes e aqueles que estejam doentes ou solitários, (8) obra missionária, (9) ler histórias para as crianças e, (10) cantar hinos da Igreja."

Ele também leu uma carta da Primeira Presidência escrita em 1999 sobre a noite familiar:

"Para: Os Membros da Igreja em Todo o Mundo
Caros irmãos e irmãs:

As noites de segunda-feira são reservadas em toda a Igreja exclusivamente para a noite familiar. Incentivamos os membros a que separem esse tempo para fortalecer os laços familiares e ensinar o evangelho no lar.

No começo deste ano, fizemos um apelo aos pais para que dedicassem seus esforços para ensinar e criar seus filhos nos princípios do evangelho, que os manterão firmes na Igreja. Também aconselhamos os pais e filhos a darem a prioridade máxima à oração familiar, à noite familiar e ao estudo e ensino do evangelho, entre outras atividades sadias.

Instamos os membros, onde for possível, a evitar recepções ou outras atividades semelhantes nas noites de segunda-feira. Onde for exequível, os membros podem também incentivar os líderes da escola ou da comunidade para que evitem marcar atividades nas noites de segunda-feira que obriguem pais ou filhos a saírem de casa.

Os edifícios e instalações da Igreja devem permanecer fechados nas noites de segunda-feira. Nenhuma atividade da ala ou estaca deverá ser planejada, e deve-se evitar qualquer tipo de interrupção durante a reunião de noite familiar."

Acompanhe nossa série de artigos sobre os valores da família. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário