Páginas

quarta-feira, 14 de junho de 2017

5 coisas que você deveria saber sobre a política mórmon




A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias permanece enigmática para a maioria das pessoas nos EUA. Ainda menos se sabe sobre a participação dos mórmons na política.

Para ser justo, poucos são os que acompanham questões sobre religião e política de perto que saibam muito sobre a participação dos mórmons no processo político.

Mas espera-se que isso mude. Os cientistas políticos David Campbell (Notre Dame), John Green (Akron) e Quin Monson (BYU) têm um novo livro sobre os mórmons na política americana. Seeking the Promised Land é um olhar compreensivo na política mórmon que mostra o que um típico membro SUD pensa sobre política.

Apresento aqui meus cincos destaques do livro, cinco maneiras em que os mórmons são um “povo peculiar” na política americana.


1. Os mórmons já foram o inimigo público nº 1 dos republicanos

Quando o Partido Republicano redigiu a primeira plataforma do partido em 1856, ela incluía uma resolução clamando para que o Congresso proibisse "nos territórios essas relíquias gêmeas da barbárie, poligamia e escravidão”. Isso mesmo. A escravidão não era o único grande mal a ser erradicado. Também o era a poligamia, praticada pelos mórmons na época.

Durante a predominância republicana na política nacional depois da Guerra Civil, os mórmons foram virtualmente mantidos fora da política. Foi apenas depois que os SUD mudaram sua posição sobre a poligamia que Utah recebeu a condição de estado. A Constituição de Utah inclui a cláusula que proíbe a prática: “A poligamia ou o casamento plural são proibidos para sempre.”

O partidarismo mórmon depois da condição de estado pode ser descrito como bipartidário. Não foi até os anos 70 que os mórmons se moveram solidamente para o campo republicano.




2. Hoje, os mórmons são mais republicanos do que qualquer outra religião

Esqueça os evangélicos, quando se trata de religião e política, nenhum outro grupo religioso é mais solidamente republicano do que os mórmons.

Na década de 60, apenas um terço dos mórmons se identificavam como republicanos. Pesquisas recentes mostraram uma porcentagem próxima a 60%. Uma pesquisa do Instituto Pew Research em 2014 mostrou essa quantidade em 70%. E muitos daqueles que não veem a si mesmos como republicanos continuam votando no GOP* no dia da eleição. Por exemplo, em eleições recentes, os mórmons em Utah votaram nos republicanos com 30 pontos a mais do que a média nacional. Em 2012, aproximadamente 90% dos eleitores mórmons de Utah votaram em Mitt Romney.

*Sigla para Grand Old Party, como é também conhecido o Partido Republicano nos EUA.



3. Os mórmons creem que a Constituição americana é divinamente inspirada

Muitos cidadãos americanos pensam nos EUA como uma terra abençoada por Deus. Muitos o veem como tendo um papel especial no mundo. Para os mórmons, porém, os Estados Unidos é literalmente uma nação designada por Deus como um local onde sua igreja seria restaurada. Os Estados Unidos da América são parte do plano divino.

Esse plano inclui a Constituição e a Declaração de Direitos. Em Doutrina e Convênios (parte do cânone SUD), Deus diz:

E com esse propósito estabeleci a Constituição deste país, pelas mãos de homens prudentes que levantei para esse propósito; e redimi a terra pelo derramamento de sangue. (D&C 101:80)

A Constituição não é vista pelos mórmons como um simples documento humano. Ela é divinamente inspirada. Não é escritura; é um documento imperfeito cujos princípios ou fundamentos são divinos. Essa visão elevada da Constituição é aceita largamente entre os mórmons. Em uma pesquisa sobre a religião em 2012, 90% concordaram que a “Constituição dos Estados Unidos e a Declaração de Direitos são divinamente inspiradas”, com a maioria mantendo essa visão fortemente.


4. Os mórmons são politicamente conservadores, com algumas ressalvas

Se você dá a um típico mórmon um questionário sobre ser um conservador, ele ou ela aceitaria isso sem problema. Socialmente conservadora, misturada com as visões de governo pequeno das Montanhas do Oeste, a maioria dos mórmons mantém posições conservadoras sobre a maioria das questões.

Dito isso, existem algumas nuances. Sobre o aborto, os mórmons apoiam a visão da Igreja SUD, que permite o aborto no caso de estupro ou de risco à vida da mãe. Os mórmons são mais favoráveis a permitir o aborto nesses casos do que o americano médio (nesse caso, os mórmons são os mais pró-escolha). Mas sobre o aborto em geral, os mórmons são o mais pró-vida, opondo-se ao aborto por questões de pobreza da mãe ou por outra razão particular para ela tomar essa decisão.

Os mórmons são também mais à favor da imigração, particularmente comparados a média republicana. Uma das razões é sua exposição à outras culturas. Mórmons são mais dispostos a verem a imigração como uma coisa boa se eles tiverem servido em uma missão, especialmente se serviram em uma missão estrangeira.


5. Os mórmons nem sempre se envolvem na política, mas, quando o fazem, costumam ter sucesso

Como outras religiões, os SUD são primeiramente uma organização religiosa, e não política. Como um grupo religioso, os mórmons raramente são mobilizados para causas políticas, mas, quando o são, costumam ser bem-sucedidos. Poucos mórmons reportaram ter ouvido falar sobre política em suas Alas (como são chamadas as congregações locais). As pesquisas mostram que é raro para um mórmon ter a política mencionada em suas reuniões sacramentais (reuniões de adoração dominical) ou ensino.

Mas em raras ocasiões, como a campanha pela Proposição 8 da Califórnia, os mórmons podem ser politizados. Campbell e seus colegas descrevem os mórmons como “gravetos secos”. Eles nem sempre estão pegando fogo (politicamente) mas têm tudo o que é necessário para entrar em chamas. Eles são altamente organizados, politicamente hegemônicos e possuem crenças fortes. Quando a Igreja toma uma posição clara sobre alguma questão, os mórmons são capazes de se organizar politicamente e serem bem-sucedidos.

Traduzido da matéria publicada por Tobin Grant no site Religious News Service.






Nenhum comentário:

Postar um comentário