Páginas

sábado, 6 de junho de 2015

Presidente Monson, outros líderes SUD e familiares honram o Élder L Tom Perry em seu funeral

Por Tad Walch, publicado originalmente pela Deseret News


A esposa de Élder Perry, Barbara, segura a bandeira
 americana enquanto é saldada por um oficial do U S Marine
SALT LAKE CITY - Os 41 entusiásticos e indomáveis anos do Élder L Tom Perry como um apóstolo fez a vida de milhões de pessoas melhor, afirmaram líderes da Igreja e familiares no Tabernáculo de Salt Lake City na praça do Templo. 

O mais antigo apóstolo em nascimento, com 92 anos, Élder Perry faleceu em 30 de maio, menos de 40 dias após ser diagnosticado com um carcinoma anaplásico da tireoide, descrito por seu médico como "muito agressivo".


O Presidente da Igreja, Thomas S Monson, celebrou a vida de seu "amado amigo"; seu colega na liderança sênior da Igreja por aproximadamente 43 anos, desde quando Élder Perry foi chamado como assistente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

"Todos que ouviram sua voz e aqueles que leram suas palavras poderiam facilmente ver que ali estava um destemido defensor e testificador da verdade, inteligente em raciocínio, radiante e caloroso na personalidade, sucinto e poderoso na expressão, inabalável e firme no compromisso e na crença," disse o Presidente Monson.

Élder Perry viveu a vida à "toda velocidade" com devoção a Deus, à família e ao país, talentos distintos, uma voz ressonante, um otimismo inabalável, disseram os oradores durante o serviço de 1 hora, e ele terminou sua vida com o desejo pessoal de ajudar a cada membro da Igreja, e  expressou isso em uma visita final de dois dos doze.

Mais de 2800 pessoas compareceram ao funeral no Tabernáculo e em locais para acomodar o excedente de pessoas no Assembly Hall na praça do Templo. A audiência no Tabernáculo incluía fileiras de familiares, dezenas de líderes SUD, o governador de Utah, Gary Herbert, o prefeito de Salt Lake City, Ralph Becker, o proprietário do Utah Jazz, Gail Miller e o presidente da BYU, Kevin Worthen.


Um amigo querido


"Desde seu falecimento, no sábado," disse o Presidente Monson, "tenho refletido muito sobre esse fiel servo de Deus. Juntos partilhamos muito ao longo dos anos, tristeza e felicidade, sofrimento e risos, e acima de tudo, um amor pelo Senhor e seu evangelho. Tom Perry combinou um mente perspicaz com um coração cheio de fé para fazer milagres com suas palavras. Ele tinha um talento que o distinguia. Ele sempre teve uma rica e ressonante voz com a qual proclamava a palavra de Deus tanto em casa como no estrangeiro todos os dias de sua vida."

Ele afirmou que o Élder Perry foi abençoado com "uma fé inabalável, um atitude otimista e um espírito caridoso" e que além de sua fé, compromisso e energia, Tom Perry foi um dos homens mais gentis, atencioso e gracioso que ele já conheceu.

"Onde quer que eu vá nesse belo mundo, uma parte desse amigo querido irá sempre comigo."

O Presidente Henry B Eyring da Primeira Presidência conduziu a programação do funeral a pedido da família Perry.

"As autoridades gerais e as presidências gerais das auxiliares juntam-se à Primeira Presidência em estender seu amor e sinceras condolências a família Perry nesse terno momento," disse o Presidente Eyring, primeiro conselheiro do Presidente Monson.


Velocidade máxima


Lee, filho do Élder Perry, contou duas histórias memoráveis. A primeira foi sobre o dia, em outubro de 1972, quando Élder Perry deveria estar no Tabernáculo para uma Assembléia Solene na qual ele seria apoiado como assistente dos doze, um posição que não existe mais.

Parado no trânsito, Élder Perry, sua esposa e seu filho e filha chegaram depois que o Tabernáculo estava cheio. Sua esposa, filho e filha foram para um sala para acomodar o excesso de pessoas no Salt Palace e o Élder Perry foi para fila esperando um assento desocupar. Depois de 30 minutos, ele pediu ajuda a um recepcionista. 

"O recepcionista atencioso encontrou para ele a metade de um assento no fim de um dos bancos," disse Lee Perry. "Quando meu pai foi apoiado, o homem próximo a ele virou-se para parabenizá-lo e derrubou-o do banco."

A outra história foi uma metáfora para a vida do Élder Perry. O ex-marine foi convidado para passar um fim de semana em Camp Pendleton, próximo a San Diego, em 1991. Durante a visita, ele ficou encantado ao receber o controle de um navio anfíbio de desembarque, mas quando se aproximou da costa ele percebeu que não sabia como diminuir a velocidade.

Ele recebeu algumas direções, mas Lee Perry disse que o navio de desembarque "chegou à praia ainda um pouco rápido, e por pouco não derrubou um muro."

"A vida incomum do Élder Perry foi muito parecida com sua experiência em dirigir uma embarcação de desembarque. Todos os dias de sua vida foram gloriosos para ele. Ele abraçou uma vida que foi sempre a toda velocidade. E mergulhou tão completamente em tudo que fez que esqueceu até tarde demais que era necessário diminuir a velocidade, e então o fim veio mais rápido do que esperado. Ainda assim, ele viveu sua vida em sua plenitude, uma vida de devoção a Deus, a família e ao país."


Irmão mais velho


Lee Perry disse que seu pai estimou cada momento dos 41 anos nos quais ele foi um membro do Quórum dos Doze Apóstolos, que ele considerava uma irmandade especial

Se Élder Perry tivesse vivido até o dia de seu funeral, ele e o líder do quórum, o Presidente Boid K Packer, teriam celebrado seu 21º aniversário juntos como os dois apóstolos mais antigos no Quórum dos Doze, 

Dois outros membros do quórum falaram, o Élder Dallin H Oaks e Élder M Russel Ballard.

"L Tom Perry foi um irmão mais velho para todos os mais novos no Quórum dos Doze," disse o Élder Oaks

Em tributo a seu irmão mais velho, todos os membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze compareceram ao funeral, incluindo o Élder Richard G Scott, que perdeu a Conferência Geral de abril por razão de saúde. Posteriormente, ele passou cinco noites no hospital por causa de uma hemorragia interna e já não participa da reunião do Doze devido a um "incidente de desvanecimento da memória em razão da idade."

Todos os membros dos Doze ouviram Élder Perry dizer muitas vezes que era seu desejo passar através "do véu da morte" pelo menos um dia antes do Presidente Packer. Quando o Presidente Packer o visitou a uma semana atrás, Élder Perry "declarou que estava completamente em paz agora que ele se deparava com essa circunstância."


Realidade gloriosa


Élder Oaks afirmou que os dois também partilhavam seu amor um pelo outro e a expectativa de que sua amizade iria continuar na próxima vida. 

Ele também disse que a morte de Élder Perry é uma separação dolorosa para sua esposa, Barbara, e sua família e amigos: "É claro que nós choramos por nosso querido irmão, Tom," disse Élder Oaks.

De fato, ele observou muitos membros dos Doze e muitos membros da Igreja que participaram no domingo do apoio aos oficiais da igreja durante conferências da Estaca ao redor do mundo. 

"Eu estava triste," disse ele, "ao perceber que aquela era a primeira vez, em 41 anos, que o nome do Élder L Tom Perry não foi apresentado para apoio como membro do Quórum dos Doze.

Dizendo que falava pelos outros membros do quórum, Élder Oaks acrescentou, "Nós sabemos que a ressurreição é segura e testificamos que ela é uma realidade para todos aqueles que já viveram. É o fundamento do que os profetas chamaram de grande e eterno plano de libertação da morte, é parte do plano de redenção que foi estabelecido desde a fundação do mundo."

"Ressurreição: que palavra mais bela! Que realidade gloriosa!"


Mensagens finais


Élder Oaks e Élder Ballard falaram sobre a vitalidade, energia e franqueza de seu amigo. Élder Ballard disse que a despeito de seus desafios o "otimismo inabalável e a fé" do Élder Perrys o levaram repetidamente a dizer: "eu nunca tive um dia ruim em minha vida."

"Élder Perry, por sua natureza, é alguém que sempre espera ver as coisas se movendo para frente," disse o Élder Ballard. "Ele parecia ter muito pouca paciência quando o tempo não era produtivo."

"Ele sempre ensinou, encorajou e inspirou todas as autoridades gerais que nós poderíamos fazer mais, poderíamos fazer melhor, e poderíamos nos mover mais rápido em abençoar a vida de cada membro da Igreja."

Élder Perry teve uma mensagem final semelhante para os membros da Igreja quando Élder Oaks e Élder Ballard o visitaram alguns dias antes de sua morte. Era um anseio pessoal para ajudar milhões de mórmons que ele amava e que o amavam.

"Se eu pudesse ter todos os membros da Igreja indo e partilhando do sacramento, e quando eles tomassem do pão, eles perguntassem a si mesmo,'Quem eu sou? O que estou fazendo? Como estou vivendo? Para onde estou indo? O que deveria estar fazendo?, enquanto renovam seus convênio com o Senhor. 

O funeral ocorreu exatamente a dois meses do dia em que Élder Perry deixou o último de seus 87 discursos dados em conferências gerais. Dois oradores citaram o final desse discurso, seu testemunho da família. 

"Gostaria de encerrar prestando testemunho (e minhas 9 décadas nesta Terra me qualificam para dizer isto) de que quanto mais velho eu fico, mais me dou conta de que a família é o ponto central da vida e é a chave para a felicidade eterna."

"Dou graças por minha esposa, por meus filhos, por meus netos e por meus bisnetos e por todos os primos, familiares e parentes por tornarem minha vida tão rica e, sim, eterna. Presto meu mais forte testemunho..."


Palavras de despedida


Dois membros adicionais do Quórum dos Doze fizeram as orações.

Élder Russel M Nelson fez a oração de abertura, dizendo que a nobre vida e o coração terno do Élder Perry fez "a vida melhor para milhões de pessoas."

Jeffrey R Holland ofereceu a oração de encerramento, no qual ele chamou o funeral de um "terno e apropriado serviço" e disse que o "o caloroso e cativante sorriso e o entusiasmo. o otimismo afetuoso que caracterizou tudo o que ele já fez permanecerá em nossos corações para sempre."

O Coro do Tabernáculo Mórmon executou quatro seleções musicais, "Still, Still with Thee", "Divine Redeemer", "The Lord Bless You and Keep You," todas sem tradução para o português, e "Ó Meu Pai"

Presidente Monson foi o último orador. 

"Em nome de cada um de nós," disse ele, "eu ofereço estas palavras de despedida ao nosso querido Élder Perry:

"Tom, Deus esteja com você até nos encontrarmos novamente."

Durante todo o funeral, uma bandeira dos Estados Unidos dobrada honrando o serviço de Élder Perry como um marine na Segunda Guerra Mundial repousou sobre um pódio no caixão.

Na conclusão do serviço, carregadores rodearam o caixão ao longo de duas linhas formadas pela Primeira Presidência e pelo Quórum dos Doze e outros líderes. Lá fora, o caixão recebeu a bandeira como uma mortalha antes de ser levantado em um carro fúnebre.

Michael G Nelson ofereceu a oração da família antes do funeral. Ted, o irmão de Élder Perry, dedicou a sepultura. 

Em vez de flores, a família de Élder Perry pediu que fossem feitas doações ao Fundo Missionário Geral ou ao Fundo Humanitário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: give.lds.org/perry.


Clique para assistir a cerimônia direto do site da Igreja




Um comentário:

  1. Mais um fiel e poderoso servo do Senhor que se vai, viveu grandiosamente e morreu em paz
    RIP Elder Perry!

    ResponderExcluir