Esse é o primeiro de uma série de quatro artigos do blog O Estandarte sobre a defesa dos valores familiares.
Por João Henrique Pereira
Há um ano atras, o Élder L Tom Perry, que servia no Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desde 1974, faleceu devido a um câncer na tireoide ter se espalhado agressivamente para outros órgãos de seu corpo. Três dia antes de sua morte, ele recebeu a visita dos élderes Oaks e Ballard; na ocasião, o apóstolo expressou a seus companheiros de quórum sua preocupação com a crise moral de nossa época, ele afirmou: "Eu me preocupo muito com o que está acontecendo no mundo. Como foi que nos envolvemos nessa confusão em que os padrões morais mundiais estão decaindo, ao mesmo tempo em que temos populações no mundo inteiro que estão sofrendo? Perdemos nossas boas e fortes crenças cristãs. Essa é realmente uma época difícil". Ele então acrescentou uma perspectiva otimista, "Mas temos muitas pessoas excelentes e talentosas na Igreja para nos ajudar, esses jovens que estão chegando, eu simplesmente os amo, eles são muito fortes".
Essa preocupação com a decadência dos padrões morais foi uma parte constante nos discursos do Élder Perry ao longo dos últimos anos. Em boa parte deles sua voz foi ouvida em defesa da vida familiar como Deus estabeleceu em seu evangelho: uma estrutura formada pelo casamente entre um homem e uma mulher, abençoada com a chegada dos filhos e edificada sobre os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo.
No vídeo abaixo, selecionamos trechos dos discursos "Porque a família é importante - em todos os lugares do mundo", "Encontrar paz duradoura e edificar uma família eterna" e "Tornar-se bons pais". Em seguida, o leitor poderá acompanhar citações desses e de outros dos últimos pronunciamentos do Élder Perry sobre os valores da família. Neles, o apóstolo expõe a posição da Igreja sobre importantes questões que envolvem o padrão familiar revelado, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a educação dos filhos e a participação dos membros em atividades cívicas em defesa dos valores familiares.
1. POR QUE O CASAMENTO E A FAMÍLIA SÃO IMPORTANTES - EM TODOS OS LUGARES DO MUNDO (ABRIL/2015)
A defesa da família é uma causa que une indivíduos e grupos de diversas formações.
"[...] Observei que, quando várias religiões, denominações e crenças estão unidas quanto ao casamento e à família, elas também estão unidas quanto aos valores, à lealdade e ao comprometimento que naturalmente são associados à unidade familiar."